Pitaco de Cinema #2 – O Espelho

O cinema russo não é tão conhecido do público brasileiro, especialmente nos tempos da União Soviética. Uma boa pedida é assistir ao filme O Espelho, dirigido por Andrei Tarkovski em 1975.

O filme tem muito da história do próprio diretor na trama que conta a vida de Alexei (Ignat Daniltsev) antes, durante e depois da 2ª Guerra Mundial. O Espelho alterna cenas reais da Guerra Civil Espanhola e seus refugiados, do encontro entre tropas soviéticas e chinesas na fronteira entre os países e outros momentos históricos durante o desenvolvimento da trama.

Quem gosta de autores como Dostoyevsky e Chekov vai apreciar as poesias narradas no filme, versos adaptados da poesia do pai do diretor que lembram muito a escrita destes famosos autores russos. Uma das mais belas sequências do filme (e da história do cinema) é quando a atriz Margarita Terekhova corre rumo ao seu trabalho numa rua estreita. Essa cena mostra uma jovem, que trabalhava com a imprensa estatal, desesperada, correndo rumo ao jornal pra corrigir um erro de impressão e que, diz a lenda sobre a produção do filme, retrata a história real de uma funcionária que, após ter um erro publicado no jornal estatal, foi detida pelo governo e despareceu.

16344165_1272884696091697_1617852372_n

O Espelho é composto de várias tomadas contínuas, lentas, bela e precisamente pensadas como a tomada que mostra o incêndio do galpão na parte final do filme.

16358462_1272883826091784_1656247146_n

Tarkovski é mais reconhecido no ocidente por Solaris e Stalker, mas considero O Espelho o momento em que ele expõe o máximo de sua capacidade artística em filme. Um diretor admirado por grandes mestres como Ingmar Bergman deve ser conhecido pelo público cinéfilo.

Pode ser um filme lento pro ritmo de hoje mas vale ser visto.

Você encontra O Espelho e outros filmes de Tarkovski no box A Arte de Andrei Tarkovski e Solaris, ambos lançados no Brasil pela Versátil Home Video.

por Daniel Rockenbach

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s