Pitaco de Animação#1 – Irmão do Jorel

irmao_do_jorel_poseEm um dia qualquer zapeando pela TV a cabo sem sucesso no que assistir, acabei parando no Cartoon Network. Na tela, um cara fodão, herói canastrão chamado Steve MAGAL me fez ficar um pouco mais na atração. “MAGAL???? Não é possível! kkkkk Isso deve ser coisa de brasileiro!”

E era mesmo! Irmão do Jorel é uma produção nacional criada por Juliano Enrico (lembra dos últimos dias da MTV? Ele estava lá!), coproduzida pela Cartoon e o Copa Studio. A série foi vencedora de um pitching promovido pelo canal em 2009 para produzir novas animações brasileiras.

mtvultimoprograma
Juliano Enrico e Daniel Furlan no Último Programa do Mundo, na MTV. Daniel também participa da produção do desenho, além de participar dos projetos Amada Foca e TV Quase.

Em 2014 estreou no Cartoon, sendo a primeira série de animação original do canal produzida no Brasil e na América Latina.

A história mostra um menino fofo, engraçadinho e doce chamado… Irmão do Jorel. Sim, o pobre não tem nome, ou ao menos ninguém parece saber. O mistério em torno do seu nome, no entanto, é o menor dos detalhes do enredo. O garoto é irmão do menino mais popular da cidade, o Jorel (sacou?) e do Nico. A família é muito engraçada, com destaque para as avós Juju e Gigi. Eu adoro também o pai Edson, que é bem, digamos, excêntrico.

jorel-10
A família e seus animais de estimação. Sim, tem um pato também.

Os episódios trazem aventuras muito surreais e divertidamente sem sentido, além de diversas referências aos anos 80 e 90, principalmente no que diz respeito ao dia a dia familiar e escolar. Dos hábitos, à maneira de se vestir e até a programação de TV você consegue enxergar muito do que se passou naquela época. Um exemplo bacana é o cachorro que vira o dragão do filme História Sem Fim e o episódio da caneta de 250 cores.

Irmão do Jorel está em sua segunda temporada e é exibido pelo Cartoon Network.

É possível também assistir a todos os episódios pelo Youtube, no canal Irmão do Jorel.

[+] MAIS: vale ler o texto de Thiago Cardim sobre a animação.

por Evelise Couto

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s